Entrevista a Inês Ribas – Consultora Especialista em missões empresariais

Entrevista a Inês Ribas - Consultora Especialista em missões empresariais

O que são Missões Empresariais?

São um meio eficaz de entrada em novos mercados, através de reuniões diretas com parceiros e empresas que poderão colocar o seu produto ou serviço no país para o qual pretende exportar. Entende-se por parceiros, entidades públicas e privadas que, para além das empresas com as quais poderá reunir, poderão facilitar o conhecimento e acesso ao mercado, quando se apresentam como uma mais-valia para a empresa exportadora.

As missões empresariais preveem o agendamento de reuniões num determinado país, com empresas previamente contactadas e com real interesse em estabelecer parcerias comerciais com as empresas nacionais. A duração das missões empresariais varia consoante as necessidades de cada empresa.

 

Quando posso fazer uma Missão Empresarial?

A preparação da empresa para a missão empresarial é essencial para o sucesso da mesma. Ou seja, não basta querer exportar, é necessária a preparação interna da empresa, nomeadamente no que toca à preparação do sistema de produção, qualificação, à preparação do departamento comercial, entre outros aspetos relevantes.

Para além dos mencionados, a empresa deverá preparar a sua internacionalização com o máximo cuidado, potenciando assim o maior retorno. Será sempre necessário que os meios de comunicação utilizados (website, redes sociais, entre outros) estejam traduzidos nas línguas dos países para os quais pretende exportar. Estes serão o ponto de contacto que os mercados externos terão com a empresa e, a tradução dos meios de comunicação no idioma do país, confere à empresa exportadora o real interesse na adaptação ao mercado a visitar.

A missão empresarial deverá ser realizada quando a empresa se encontra preparada para responder aos acordos comerciais que poderão ser estabelecidos com os potenciais parceiros com os quais vai reunir e, desta preparação prévia depende o sucesso da missão empresarial.

 

Como posso fazer uma Missão Empresarial?

A missão empresarial poderá ser realizada de forma individual ou coletiva, dependendo do tipo de empresa, da análise das suas necessidades e do país a visitar. Para cada empresa, independentemente da missão ser individual ou conjunta, é elaborada uma agenda individual, direcionada e ajustada às necessidades individuais apresentadas.

 

Porquê fazer Missões Empresariais?

As missões empresariais são uma ferramenta para a exportação, de baixo custo e rápido retorno. As reuniões agendadas são direcionadas às necessidades de cada empresa, sendo que garantimos resultados através dos contactos estabelecidos, contactos estes com real interesse em realizar parcerias com as empresas nacionais.

Este método de internacionalização, garante às empresas portuguesas a possibilidade de exportação para um ou mais países, reduzindo os custos de participação, dado que dependem apenas da elaboração de uma agenda de reuniões direcionada, viagens e estadias nos mercados alvo.

 

Entrevista a Inês Ribas - Consultora Especialista em missões empresariais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *