Como escolher a Feira adequada ao seu negócio?

Qual considera ser o primeiro passo para a participação numa feira?

As feiras são ótimos canais para estabelecer uma identidade física para o seu negócio internacionalmente. No entanto, é bom lembrar que a participação em eventos destas dimensões, por mais pequeno que seja, exige investimentoplaneamento e energia. Este será o primeiro passo e o mais importante.

Quais são os fatores que considera relevantes ao selecionar uma feira na qual uma empresa pretende participar?

Sem dúvida que é importante compreender o setor da feira, se queremos ser apenas visitantes ou participantes, qual o público que atende à feira. Uma forma de percebermos se o público é compatível ou não com as necessidades da nossa empresa, consiste em verificar as edições anteriores dos eventos e avaliar, por exemplo, que empresas participaram anteriormente.

Relativamente ao stand, considera-o um elemento importante?

Sim. Um dos fatores mais importantes a ter em consideração será definir qual o budget que se pretende investir.  Atualmente ainda existe alguma incompreensão do porquê de gastar mais (investir!) para ter um bom stand, que se destaque e se diferencie de todos os outros. A localização do stand assim como o seu design podem ser considerados elementos fulcrais para o sucesso da empresa enquanto participante.

Quais são as principais dificuldades sentidas ao participar numa feira?

É importante ter a certeza de que se está a investir o dinheiro devidamente. Os fatores que estão em jogo são altamente complexos e importantes, não se trata apenas de alugar o espaço e pagar a taxa de inscrição. Há toda uma logística envolvente que poderá passar não só pela produção do material promocional, como também pelo transporte de produtos, taxas alfandegárias, deslocações, alojamento, entre outros.  São estas, as principais barreiras, que as empresas muitas vezes não estão preparadas para enfrentar.

É, sem dúvida, um processo que exige bastante tempo, disponibilidade e envolvência das pessoas para que tudo corra de forma eficiente e que os objetivos a que se propõem sejam atingidos. Voltando à primeira questão colocada, participar numa feira internacional exige investimentoplaneamento e energia.

Catarina Costa - Gestora de Projetos de Internacionalização (Linkedin)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *