Seminário: 1 Meeting 2 Export

A Mundo’s – Associação para a Internacionalização de Empresas Portuguesas em Mercados Francófonos, realizou, no passado dia 11 de abril, o Seminário de esclarecimento do Projeto “1 Meeting 2 Export”, que visa a internacionalização das empresas portuguesas, com especial foco no setor metalúrgico e metalomecânico, através de Missões Empresariais e Missões Inversas a cinco mercados – Brasil, Peru, México, Canadá e Costa do Marfim.

Moderado por Júlio Magalhães, Diretor Geral do Porto Canal, o evento contou a presença de vários oradores que abordaram o tema das exportações portuguesas e da representatividade que os produtos e bens têm em mercados externos.

A Presidente da Mundo’s, Eng.ª Carla Maia, abriu o Seminário, apresentando a Associação que há já vários anos apoia a internacionalização das empresas portuguesas para novos mercados, dando, especial destaque às empresas do setor da metalomecânica, setor este que é o foco principal do atual projeto de internacionalização da Associação.

A Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa foi representada pelo Diretor, Dr. Bruno Mourão Martins, orador convidado desta edição do Seminário. Suportado pela sua experiência, abordou temas como os objetivos da internacionalização, explicando as valias e condicionantes do investimento das empresas portuguesas em novos mercados. “Não é fácil, não é rápido, não barato. Ganhar confiança exige tempo e investimento. Não se pode desistir á primeira.”, esclareceu.

António Carlos Brandão, Diretor Comercial na Metalocar Metalomecânica SA., deu o seu testemunho sobre a internacionalização da empresa, destacando a importância da escolha dos mercados alvo e a forma de abordagem a esses mesmos mercados, quando se trata de internacionalizar um produto que tem de ser adaptado à realidade do país para o qual se pretende exportar.

O Ex-secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Jorge Costa Oliveira, deu um poderoso contributo ao Seminário ao abordar variadíssimos aspetos do tema “internacionalização”, entre os quais, a existência de barreiras à entrada em mercados maduros que apenas estão disponíveis para receber produtos inovadores, destacando alguns mercados pouco explorados pelas empresas portuguesas. Salientou não apenas a necessidade de branding individual das empresas, mas também de branding do país, ação crucial na promoção externa das empresas portuguesas.

“Não é fácil, não é rápido, não é barato. Ganhar confiança exige tempo e investimento. Não se pode desistir à primeira.”

-Dr. Bruno Mourão Martins, Diretor CCIP

Esq para Dir: Dr. Luis Reis, AICEP; António Brandão, Dir. Com. Metalocar SA; Eng.ª Carla Maia, Presidente Mundo's; Dr. Jorge Costa Oliveira, ex-Sec. Estado Internacionalização; Bruno Moura Dir.CCIP

“O processo de internacionalização começa muito antes das missões empresariais aos países desejados.”

-Inês Ribas, Especialista em Internacionalização da Mundo’s

Inês Ribas, Especialista em Internacionalização da Mundo’s, apresentou o projeto da Associação, que contará com a realização de várias missões empresariais e missões inversas, a realizar até dezembro de 2018. Foram apresentadas as primeiras datas para as próximas missões empresariais:

• Brasil – 4 a 6 de junho
• Peru – 11 a 13 de junho
• México – 18 a 20 de junho
• Canadá - 22 a 26 de junho
• Costa do Marfim – 27 a 29 de junho

As inscrições estão abertas para as empresas interessadas, através do site www.mundos-assoc.pt/meeting. A oradora referiu ainda a necessidade de preparação das empresas portuguesas não só no que toca ao produto ou serviço a exportar, mas também da marca. Para isso, a Mundo’s conta com uma equipa de especialistas que apoiam as empresas em todo o processo de internacionalização, processo esse que começa muito antes das missões empresariais aos países, através da preparação da comunicação da marca e do produto, de estudos de mercado dos países alvo e da elaboração do Plano de Marketing Internacional.

Responsável pelo acompanhamento e apoio às iniciativas de internacionalização das Associações Empresariais na AICEP, Dr. Luís Reis, destacou a necessidade de alargamento da base de exportação das empresas portuguesas, felicitando a Associação Mundo’s por sair do core de exportação do país e abraçar neste projeto mercados de elevado potencial e interesse para a internacionalização.

Esta iniciativa da Associação Mundo’s reflete o empenho e importância dada à internacionalização e competitividade das empresas portuguesas assumindo um compromisso e acompanhamento personalizado na prestação de serviços de apoio prestados.

Para mais informações, aceda a Meeting

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *